Seriema / Políticas de saúde informadas por evidências
O SERIEMA (Serviço de Evidências para Monitoramento & Avaliação) é uma ação da Universidade de Sorocaba, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, cuja prioridade é promover a articulação entre gestores e pesquisadores da área da saúde. Tal estratégia é promovida pela Organização Mundial da Saúde, mediante subsídio técnico da Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet).
Foi criado em 2016 pelos pesquisadores da linha de pesquisa “Uso Racional de Medicamentos” e possui parceria com profissionais de saúde, pesquisadores e professores atuantes em diversos serviços de saúde ou envolvidos em atividades relacionadas à formação de profissionais.
Em suas práticas diárias, os integrantes deparam-se com dificuldades devido à falta de subsídios efetivos para as tomadas de decisões. Os professores da Universidade de Sorocaba, atuantes na comunidade, verificaram a necessidade em contribuir com profissionais e gestores do sistema de saúde, no município de Sorocaba e região bem como outros que demandem alguma carência em relação a políticas públicas.
Desta forma, os participantes compartilham conhecimentos e saberes, ações e experiências, criam ferramentas e disseminam este novo conceito de desenvolver políticas públicas, a fim de favorecer os usuários dos serviços, profissionais de saúde e seus gestores.
Portaria PROPEIN 003/2024
Portaria de Criacao do Nev- Seriema
Áreas de Atuação e Ações
Áreas de Atuação
- Gestão de serviços de saúde
- Vigilância em saúde
- Segurança do paciente
- Políticas públicas em saúde
- Epidemiologia em saúde
Ações
O grupo propõe ações que promovam a sensibilização, capacitação e formulação de estratégias sobre uso de evidências em serviços de saúde:
Produção de síntese de evidências em conjunto com a Universidade e a gestão pública Capacitação continuada para conhecimento e uso de novas ferramentas na busca de evidências em políticas públicas Atuação da Universidade com a gestão pública, fomentando parcerias e incentivando e assessorando práticas de incorporação de evidências nas políticas em saúde.
Contato e Informações
Email da coordenação
luciane.lopes@prof.uniso.br
Instagram
https://www.instagram.com/gruposeriemauniso/
Facebook
https://www.facebook.com/gruposeriemauniso/about/
Linktree
https://linktr.ee/gruposeriemauniso
Membros e Colaboradores:
Membros
Farmacêutico Clínico e Hospitalar, com especialização em Assistência Farmacêutica e Cuidado Farmacêutico. Mestre e Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo. Contribui para a implantação de serviços no setor saúde e atua como tutor de cursos do Ministério da Saúde. Integra a Linha de Pesquisa de Gestão da Segurança e Qualidade da Assistência à Saúde, desenvolvendo estudos sobre Administração de Serviços de Saúde, Saúde do Trabalhador, Segurança do Paciente, Avaliação de Tecnologias em Saúde, Gerenciamento de Risco, Cuidado Farmacêutico e Farmacovigilância.
Doutora em Ciências da Saúde e mestra em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Farmácia Hospitalar e Assistencial e graduada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia pela mesma instituição. Responsável pelo Serviço de Farmacovigilância do Setor de Gestão da Qualidade do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás/EBSERH. Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Avaliação e Assistência à Saúde, da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás, nível mestrado. Bolsista Extensão CNPq e pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Sorocaba (PPGCF-Uniso). Áreas de atuação: segurança do paciente, farmacovigilância, farmacoepidemiologia, farmácia clínica e estudos de coorte. Possui habilidades de programação no software R e gerenciamento de dados no Research Electronic Capture Data.
Farmacêutica e doutora em Farmacologia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Sorocaba (PPGCF-Uniso) e coordenadora do PPGCF até dezembro de 2020. Atua na linha de pesquisa Uso Racional de Medicamentos, principalmente nos temas: revisão sistemática e estudos observacionais que retratam as condições de saúde e o uso de medicamentos pela população. Faz parte do NATS/UNISO da REBRATS e atua no Grupo de Trabalho de Antibióticos do Conselho Regional de Farmácia.
cristiane.motta@prof.uniso.brGraduando em Farmácia pela Universidade de Sorocaba (Uniso), foi aluno de Iniciação Científica na área de Toxicologia (bolsa CNPq, 2023), no Laboratório de Pesquisa em Neurofarmacologia e Multidisciplinar (LAPENM). Atualmente, é aluno de Iniciação Científica no grupo SERIEMA, com bolsa do CNPq, avaliando instrumentos de rastreio para transtornos mentais.
Graduada em Farmácia pela Universidade de Sorocaba (2010). Experiencia em pesquisa na Universidade de Sorocaba (2007- 2010) e na Universidade de São Paulo (2009) na área de Farmácia, com ênfase em validação de métodos analíticos e análise e controle de medicamentos. Possui vivência em assistência farmacêutica e, atualmente, é mestranda e bolsista do CNPq em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba, na linha de pesquisa de uso racional de medicamentos. Atua como colaboradora do Grupo Seriema, desenvolvendo pesquisa voltada para políticas de saúde informadas por evidências, com foco em saúde pública.
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Sorocaba (PPGCF-Uniso). Pró- Reitor de Graduação e Assuntos Estudantis da Universidade de Sorocaba e Secretário Executivo de sua Entidade Mantentora, a Fundação Dom Aguirre. Foi Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Sorocaba. Farmacêutico com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Farmacologia pela Unicamp. Realizou treinamento avançado em Doenças Infecciosas na Harvard University, foi membro da CTAA (Comissão Técnica de Avaliação de Acompanhamento) do Ministério da Educação. É consultor (avaliador) do Conselho Estadual de Educação (SP) e do Ministério da Educação. Atua no Grupo de Trabalho de Antibióticos do Conselho Regional de Farmácia e faz parte do NATS/UNISO da REBRATS.
fernando.fiol@prof.uniso.brCirurgiã-dentista graduada pela Unifeb, mestre e especialista em Endodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic, doutoranda em Ciências Farmacêuticas (linha: Uso Racional de Medicamentos) pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Professora de Graduação em Odontologia da Universidade de Sorocaba (Uniso) e nos cursos de Pós-Graduação em Odontologia na Faculdade São Leopoldo Mandic. Atua como revisora de periódicos internacionais.
flavia.abe@prof.uniso.brMédico de Família e Comunidade da Prefeitura de Florianópolis, especialista em Saúde da Família pela UFSC, especialista em Saúde da Família e Geriatria e Gerontologia pela UENP. Faz mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, da Universidade de Sorocaba (PPGCF-Uniso). É preceptor do Programa de Residência Médica de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Florianópolis, supervisor de estágio na APS do curso de graduação em Medicina da UFSC e coordenador da Comissão de Farmácia e Terapêutica da SMS de Florianópolis.
jardel_coli@yahoo.com.brFarmacêutica especialista em Biologia Molecular, com doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) do Ministério da Saúde (MS). Atualmente, realiza pós-doutorado em Saúde Coletiva na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB-UNESP) e coordena o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB-UNESP). Além disso, é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Sorocaba (PPGCF-Uniso), membro do NATS/UNISO e da Sociedade Internacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde (HTAi).
juliana.rugolo@prof.uniso.brDoutora e mestra em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e farmacêutica pela mesma instituição. Atualmente é consultora técnica em Monitoramento de Tecnologias em Saúde no Ministério da Saúde e pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de Sorocaba (Uniso). Atuou como pesquisadora de ATS no Centro Colaborador do SUS, trabalhou como bolsista de Apoio Técnico no Departamento de Saúde Coletiva do Instituto René Rachou — Fiocruz Minas (2018) e no Departamento de Farmácia Social da UFMG (2017). Desenvolve projetos de pesquisa em Farmacoepidemiologia e Avaliação de Tecnologia em Saúde.
Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Ribeirão Preto (2005), especialista em Fisioterapia Neurológica pela Universidade de Ribeirão Preto (2007), em Acupuntura pelo Centro de Estudos de Terapias Naturais (2010) e em Acupuntura Bioenergética e Moxabustão pela Yunnan University of Traditional Chinese Medicine (2014). Mestra em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba (Uniso) (2018), na linha de pesquisa “Uso Racional de Medicamentos”. Colaboradora no desenvolvimento de pesquisas com foco na Saúde Baseada em Evidências, com ênfase em: revisões sistemáticas, protocolos de ensaios clínicos e revisões metodológicas. Tem experiência clínica na área de Fisioterapia Neurológica, com ênfase nas desordens que acometem adultos e crianças. Atualmente é docente dos cursos de graduação da área da saúde da Uniso e do Curso de Especialização em Acupuntura do Centro de Estudos de Terapias Naturais (CETN).
lauren.mazzei@prof.uniso.brCoordenadora do Núcleo de Evidências para Políticas SERIEMA e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Sorocaba (PPGCF-Uniso). Farmacêutica com doutorado em Farmacologia e pós-doutorado em Epidemiologia Clínica. Líder do Grupo Latino-Americano da Sociedade Internacional de Farmacoepidemiologia e membro do Cochrane Musculoskeletal and Hematology, do NATS/UNISO da rede REBRATS e da Coalizão Brasileira pelas Evidências.
luciane.lopes@prof.uniso.brFarmacêutico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2022), mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba (Uniso, 2024), especialista em Economia da Saúde com foco em Avaliações de Tecnologias em Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2024) e doutorando em Saúde Coletiva, na área de concentração Ciências Humanas e Saúde, pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2024–2028). É membro da Coalizão Brasileira pelas Evidências e do capítulo brasileiro de estudantes da International Society for Pharmacoepidemiology. Tem experiência em sínteses de evidências para políticas, revisões sistemáticas, revisões de escopo, avaliações econômicas e pesquisas qualitativas. Temas de interesse: saúde mental, equidade em saúde, participação social nas decisões em saúde, estudos sociais da ciência e antropologia dos medicamentos.
Fisioterapeuta, graduada pela PUC Campinas, especialista em terapia intensiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestra e doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Atua na linha de pesquisa "Uso Racional de Medicamentos", principalmente em revisões sistemáticas que retratam condições de saúde e do uso de medicamentos pela população. Possui experiência em práticas baseadas em evidências e avaliação de tecnologias em saúde e atua como revisora de periódicos nacionais e internacionais. Atualmente é integrante do Núcleo de Avaliação de Tecnologia em Saúde — NATS/UNISO e fisioterapeuta plena do Hospital Sírio-Libanês.
Estudante de Enfermagem na Universidade de Sorocaba (Uniso), atualmente trabalha com revisões sistemáticas, sendo aluna de Iniciação Científica. Faz parte do projeto de divulgação científica "Profissão Biotec”, na equipe de conteúdo para as redes sociais.
Psicóloga graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e mestra em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e em Terapia Comportamental e Cognitiva pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é doutoranda em Ciências Farmacêuticas na Uniso, bolsista no Observatório de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba no Projeto de Pesquisa “Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba: contribuições para a sustentabilidade social e ambiental”. Tem experiência em saúde mental e atua como psicóloga.
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Sorocaba (PPGCF-Uniso). Farmacêutico, doutor em Fármacos e Medicamentos. Orienta trabalhos na linha de Uso Racional de Medicamentos. Foi membro da Comissão Municipal de Incorporação de Tecnologias em Saúde de Sorocaba. No Ministério da Saúde atuou como membro da Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais e da Sub-Comissão de Revisão e Atualização do Formulário Terapêutico Nacional. É coordenador do NATS/UNISO da REBRATS e atua no Grupo de Trabalho de Antibióticos do Conselho Regional de Farmácia.
silvio.barberato@prof.uniso.brColaboradores
Farmacêutico. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor Associado da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós Graduação em Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Universidade Federal de Minas Gerais. Diretor Científico do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos -ISMP/Brasil. Tutor da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais.
Médico graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com residência em Medicina de Família e Comunidade pela Secretaria de Estado do Rio Grande do Sul. Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é bolsista de produtividade do Conselho Brasileiro de Pesquisa (CNPq). Atuou como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Ufcspa e atualmente é Orientador de Internacionalização e Professor de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Fez pós-doutorado no Grupo Cochrane da Universidade de Oxford e na Universidade de Oslo, de fevereiro a julho de 2016.
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Sorocaba e Direito pela ESAMC. Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Doutorado em Ciências e Saúde Pública, com ênfase em economia da saúde e avaliação tecnológica em saúde. Possui pós-doutorado em Avaliação de Tecnologias em Saúde pela UFRGS e é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos e pesquisador do IATS.
alexitria@ufscar.brProfessor of Pharmacoepidemiology at Uppsala University, Sweden, and a visiting professor at Vilnius University, Lithuania. His research focuses mainly on drug utilization as a tool in health policy, including prescribing quality indicators, international comparisons of drug utilization, evaluation of prescribing doctors' adherence to guidelines, and patient adherence to treatment, as well as intervention studies to promote the rational use of drugs. He was the previous chair of the European Drug Utilization Research Group (EuroDURG), the European chapter of the International Society for Pharmacoepidemiology. He is currently the senior communication manager for the Cost Enable Project.
Director and co-founder of EvidenceBasedNutrition.org and NutriRECS, associate professor with the Departments of Nutrition (primary appointment) & Epidemiology and Biostatistics at Texas A&M University, College Station, USA.
Farmacêutica com mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), tem experiência nas áreas de assistência farmacêutica, saúde pública, instrumentos de medidas em saúde e políticas informadas por evidência. Professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Câmpus Macaé, desde 2013.
Farmacêutica, doutora em Saúde Pública e pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Sorocaba (PPGCF-Uniso). É membro do Brazilian International Chapter e do Grupo Brasileiro de Estudantes da Sociedade Internacional de Farmacoepidemiologia — GBE-ISPE (ISPE Brazilian Student Chapter).
fabianemotter@gmail.comGraduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo – USP (2001), possui mestrado em Patologia Bucal (2004) e doutorado em Ciências Odontológicas (2010), ambos pela USP. Pesquisadora do Observatório Ibero-Americano de Políticas Públicas em Saúde Bucal e Coordenadora do Núcleo de Evidências e Análise Econômica da Universidade de São Paulo.
Farmacêutica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, câmpus Macaé, é graduada em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestra e doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Química da mesma instituição. Atua no Centro Regional de Informações sobre Medicamentos e no Núcleo de Suporte à Assistência Farmacêutica da UFRJ-Macaé. Tem interesse nos seguintes temas: acesso a medicamentos, avaliação de tecnologias em saúde, tradução do conhecimento, uso racional de medicamentos e educação em saúde.
fernandalsmachado@macae.ufrj.brFarmacêutica clínica. Fundadora e Presidente da Phármakon Educacional, criadora do Método de Gestão Integral para abertura de uma Clínica Farmacêutica Autônoma, criadora do Curso “Viver de Consultório Farmacêutico”. Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, da Universidade de Sorocaba (PPGCF-Uniso). Doutora em Atenção Farmacêutica, Farmacoterapia e Farmacologia na Universidade de Sevilha e mestre em Gestão Estratégica de Negócios. Especialista em cessação do Tabagismo, apoio psicossocial ao paciente e influência digital: conteúdo e estratégia.
Pediatra de Terapia Intensiva, com Mestrado em Epidemiologia Clínica. Doutor em Metodologia de Pesquisa em Saúde pela McMaster University. Professor Associado do Departamento de Pediatria da Universidade de Antioquia (Medellín, Colômbia) e Professor Assistente da Universidade McMaster (Canadá). Ex-Vice-Diretor de Diretrizes de Prática Clínica (CPG) da Agência de Avaliação de Tecnologia em Saúde da Colômbia (IETS). É o atual Líder da AGREE Collaboration. É co-Presidente do Grupo de Trabalho de Recomendação para a iniciativa COVID-END e Diretor da Cochrane Colômbia. É membro da Guideline International Network, do grupo de trabalho GRADE e da SPOR Evidence Alliance (Canadá) e também um dos membros do painel de Conflitos de Interesses da Cochrane. Sua pesquisa se concentra em Guias de Prática Clínica (métodos de desenvolvimento e implementação), Síntese de Conhecimento (Revisões sistemáticas e Meta-análise de rede), Pediatria e Gastroenterite infantil.
ivan.florez@udea.edu.comPesquisadora consultora do Ministério da Saúde, Farmacêutica, especialista em Farmacologia Clínica, mestre e doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba. Possui experiência em práticas baseadas em evidências e políticas informadas por evidência. Atua como revisora de periódicos nacionais e internacionais. Colabora com projetos envolvendo instituições nacionais e Universidades do Canadá e Estados Unidos. Recebeu prêmio de melhor trabalho de Uso Racional de Medicamentos no Brasil e na Turquia.
bela.fulone@gmail.comBacharel em Direito, especialista em Gestão em Saúde, Mestre e Doutor em Políticas Públicas. Pesquisador em Saúde Coletiva da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz, Brasília). Editor associado do Grupo EPOC (Cochrane International Collaboration). Membro do Comitê Consultivo EVIPNet Global (OMS), do Comitê Científico da Bireme (OPAS) e da Rede Global COVID-END.
jorgeomaia@hotmail.comGraduação em Farmácia pela Faculdade Oswaldo Cruz, farmacêutica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), lotada no HU/UNIFESP — Hospital São Paulo — Serviço de Educação Permanente da Divisão de Farmácia, atuando na formação e treinamento de profissionais da área de saúde. Mestra e doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba (Uniso), especialista em Administração em Serviços de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH), especialista em Administração Hospitalar pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e de Pesquisas Hospitalares (IPH), especialista em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN). Atua como farmacêutica em Terapia Nutricional — HU/UNIFESP — Hospital São Paulo. Membro da Comissão de Residência Multiprofissional da UNIFESP (COREMU) como representante de área profissional e responsável pela disciplina Nuclear da área profissional de farmácia na Residência Multiprofissional em Saúde da UNIFESP.
Psicóloga, mestra em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB) e doutoranda em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É diretora-executiva do Instituto Veredas, ONG dedicada à tradução de conhecimento para políticas sociais, membro da Coalizão Brasileira pelas Evidências e codiretora do Hub de Evidências da América Latina e do Caribe. Faz parte do Global Steering Committee da Rede EVIPNet/OMS e do comitê executivo da Alliance for Living Evidence (Alive).
Pós-doutoranda no Departamento de Epidemiologia, Bioestatística e Saúde Ocupacional da Universidade McGill (Canadá), dedica-se à pesquisa em saúde materna e farmacoepidemiologia perinatal. Farmacêutica, com doutorado em Epidemiologia (2019), mestra em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Gestão e Informática em Saúde. Atuou como farmacêutica hospitalar e coordenadora de cursos de pós-graduação em Farmácia do Hospital Moinhos de Vento de 2008 a 20016. Membro da Society for Epidemiologic Research (SER), Society for Pediatric and Perinatal Epidemiologic Research (SPER) e da International Society for Pharmacoepidemiology (ISPE).
lisianeleal@gmail.comDr. Macarius Donneyong is an Associate Professor at The Ohio State University. With joint appointments in both the College of Pharmacy and the College of Public Health, Dr. Donneyong’s work extends across multiple disciplines, making significant strides in pharmacoepidemiology. His research focuses on understanding the safety and effectiveness of medications, particularly among underrepresented patient groups. Recognized for his scholarly contributions, Dr. Donneyong has been the recipient of several prestigious research grants and is a respected figure in the academic community. His insights have been sought after at various national and international avenues, including serving on as a Panel Member of an NIH study section, providing subject matter expertise to policymakers and regulators such as the FDA, etc. In addition to his research, Dr. Donneyong is committed to education and mentorship, having developed a pioneering course in healthcare data analytics at OSU and mentoring a new generation of researchers in pharmacoepidemiology.
Psicóloga e mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Sorocaba (PPGCF-Uniso). Pós-graduanda em Intervenção ABA para autismo e deficiência intelectual pelo Centro Universitário Celso Lisboa em parceria com o CBI de Miami. Trabalha com pesquisa envolvendo análise crítica de diretrizes de prática clínica para o tratamento da esquizofrenia em crianças e adolescentes. É a atual presidente do Grupo Brasileiro de Estudantes da Sociedade Internacional de Farmacoepidemiologia - GBE-ISPE (ISPE Brazilian Student Chapter) e membro do Brazilian International Group da mesma sociedade.
mairaramosalves@gmail.comProfessor de Farmácia Clínica e Saúde Baseada em Evidências do Instituto Multidisciplinar de Saúde (IMS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre e doutor em Medicina e Saúde (UFBA). Orientador do Programa de Mestrado em Saúde Coletiva (IMS/UFBA) e Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, Associação de IES. Tem experiência em projetos de intervenção com uso de tecnologias para melhoria do cuidado em doenças crônicas na atenção primária, promoção do uso apropriado de medicamentos e desprescrição em idosos.
mgalvao@ufba.brProfessor na Universidade Federal de Brasília. É graduado em Farmácia com habilitação em Farmácia-bioquímica, especialista em Epidemiologia, mestre em Efetividade em Saúde Baseada em Evidências e doutor em Ciências da Saúde. Atua na área de Epidemiologia com ênfase em inquéritos populacionais, avaliação de tecnologias em saúde e saúde baseada em evidências. Faz parte do NATS/UNISO da REBRATS.
Professora Adjunta do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e presidente do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN). Pós-doutora pelo Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) e doutora em Ciências em convênio de dupla titulação entre a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e a Universidade Católica Portuguesa, curso realizado com bolsa CNPq. Doutorado-sanduíche na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, bolsista CAPES. Mestra em Enfermagem pelo PEN/UFSC, curso realizado com Bolsa de Estudos CNPq, e especialista em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa pelo CIEPH, em Saúde Pública pelo Departamento de Saúde Pública (SPB) da UFSC. É autora de diversos artigos científicos e do livro Autocuidado: a dinâmica da saúde integral (www.autocuidado.org).
Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado em Ciências pela Faculdade de Ciências e Letras – Psicologia – USP (2002), doutorado em Cuidados em Saúde pela Escola de Enfermagem – USP (2010), pós-doutorado na área de Medicina Baseada em Evidência pela Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP (2017), e pós-doutorado pelo Programa de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu, na área de Avaliação de Tecnologia em Saúde, em parceira com o professor Lehana Thabane, da McMaster University (2023). Auxiliar de Pesquisa do Departamento de Gestão de Atividade Acadêmica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), vice-coordenadora e metodologista do Núcleo de Avaliação de Tecnologia em Saúde do HCFMB. Membro do Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Informado por Evidências: Centro de Excelência do JBI Brasil da Escola de Enfermagem da USP (EEUSP), membro do Grupo de Pesquisa em Álcool e outras Drogas (GEAD) – EEUSP, e Technical Officer do Grupo de Interesse de Países em Desenvolvimento do HTAi. Possui experiência profissional e de pesquisa em Avaliação de Tecnologia em Saúde (parecer técnico científico, nota técnica, diretriz clínica), estudos primários em saúde mental e uso de álcool e outras drogas, síntese de evidências qualitativas e revisão de escopo.
Professora emérita da Universidade de Antuérpia, Bélgica, onde trabalhou como pesquisadora epidemiológica e estatística nas áreas de Nefrologia, adesão e pesquisa de utilização de medicamentos. Atualmente, trabalha na Universidade de Ghent, Bélgica, com atividades de pesquisa em Farmacoepidemiologia, com foco, principalmente, na qualidade da farmacoterapia na velhice e na prescrição. Foi presidente da EuroDURG e editora-chefe do livro Drug Utilization Research: Methods and Applications.
monique.elseviers@uantwerpen.bePós-doutorado pela Escola Paulista de Enfermagem, especialização em Saúde Pública pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mestrado e doutorado em Ciências também pela UNIFESP. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Pesquisadora Produtividade CNPq 1ª, Coordenadora da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da Escola Paulista de Enfermagem (EPE), orientadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da EPE e líder do grupo de estudos: Epidemiologia, Revisão Sistemática e Políticas em Saúde, certificado pelo CNPq desde 2011. Coordenadora do Núcleo de Evidências - NEV C.A.R.E. ligado à Rede Evipnet 2022, colaboradora do Sistema Nacional de Biovigilância, junto à ANVISA, financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (PNUD). Coordenadora do Capes PrInt – tema Doenças Infecciosas e Negligências da UNIFESP, do GT Enfermagem Baseada em Evidências BVS, 2024, e membro da Coalizão Pelas Evidências Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4075-2496.
mtaminato@unifesp.brFarmacêutica formada pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, é mestra e doutora em Ciências Farmacêuticas, na linha de pesquisa: Uso racional de Medicamentos, pela Universidade de Sorocaba. Possui especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas e experiência na área de farmácia hospitalar. Farmacêutica da Farmácia Universitária da Universidade Federal de São Paulo, câmpus Diadema, desde 2022.
Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista – UNESP. Especialista em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e Mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é doutoranda em Epidemiologia na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - USP. Trabalhou como consultora em Avaliações de Tecnologias em Saúde (ATS) e Revisão sistemática e atualmente é Pesquisadora V no NATS UNIFESP-D. Colaboradora no MBA em Economia da Saúde e ATS da FIPE e professora convidada do Instituto Racine. Membro da International Society for Pharmacoepidemiology (ISPE).
Professor associado em Leicester University, Reino Unido. Sua pesquisa se concentra em Avaliação de Tecnologia em Saúde, com forte interesse em Saúde Baseada em Evidências, Ensaios Clínicos e Revisões Sistemáticas, ramo de pesquisa que subsidia a tomada de decisão em Saúde, principalmente no Sistema Único de Saúde (SUS). Suas áreas de interesse são metaepidemiologia, desenvolvimento de métodos e abordagens para revisões sistemáticas e meta-análises.
tiago.pereira@metadatum.com.brBibliotecária com mestrado em Ciência da Informação. Atua, há muitos anos, na gestão e desenvolvimento de serviços, produtos e fontes de informação em saúde na BIREME, um Centro Especializado da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (BIREME/OPAS/OMS). Coordena projetos de cooperação técnica vinculados à Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) que promovem e facilitam o acesso e uso do conhecimento em políticas, estratégias e decisões na área da saúde e nos países da América Latina e Caribe. Mais recentemente tem focado suas atividades na área de tradução do conhecimento em saúde, atuando na produção de mapas de evidências e sínteses de evidências para políticas de saúde.
Ações E Estratégias Para O Acompanhamento De Pacientes Com Transtornos Mentais Desinstitucionalizados Na Área De Abrangência Do Departamento Regional De Saúde-Xvi, São Paulo
Chamada SCON2017-02502
Financiamento: Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet)
Artigo - sínteseSíntese de evidências
Artigo- diálogo deliberativo
Como Melhorar A Adesão (Aceitabilidade E Cumprimento) Da População Em Geral Às Medidas Não Farmacológicas Ou Comunitárias De Prevenção E Controle Da Covid-19 E Outras Síndromes Respiratórias Agudas Graves: Síntese De Evidências Para Política
Chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit Nº 07/2020 - Pesquisas para enfrentamento da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves.
Síntese de Evidências para Políticas de SaúdeDesenvolvimento De Sistema Informatizado Para O Acompanhamento Farmacoterapêutico De Pacientes
AcesseIntervenções Para Reduzir A Prescrição De Medicamentos Potencialmente Inapropriados Para Pacientes Idosos: Um Overview De Revisões Sistemáticas
AcesseJudicialização Da Saúde: Acompanhamento Farmacoterapêutico De Pacientes
AcesseQualidade De Listas Nacionais De Medicamentos Referenciadas Na Política Nacional De Medicamentos No Brasil: O Complexo Processo Da Seleção
AcessePolíticas Farmacêuticas Informadas Por Evidências
AcesseDesenvolvimento De Sistema Informatizado Para Gestão De Demandas Judicias Na Saúde
AcesseMonitoramento Do Uso De Medicamentos Biológicos Fornecidos Por Determinação Judicial A Pacientes Com Psoríase No Estado De São Paulo
AcesseFULONE, IZABELA et al. Knowledge Translation for Improving the Care of Deinstitutionalized People With Severe Mental Illness in Health Policy. Frontiers in Pharmacology, v. 10, p. 1470, 2020.
AcesseFULONE, I.; et al. Knowledge Translation for Improving the Care of Deinstitutionalized People With Severe Mental Illness in Health Policy. Frontiers in Pharmacology, v. 10, p. 1470, 2020.
AcesseYAMAUTI, S. M. et al. Strategies Implemented by Public Institutions to Approach the Judicialization of Health Care in Brazil: A Systematic Scoping Review. Frontiers in Pharmacology, v. 11, p. 1128, 2020.
AcesseSANTOS, N. S. et al. Interventions to reduce the prescription of inappropriate medicines in older patients. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE), v. 53, p. 7, 2019.
AcesseYAMAUTI, S. M. et al. Essencialidade e racionalidade da relação nacional de medicamentos essenciais do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva (Online), v. 22, p. 975-986, 2017.
AcesseARAUJO, J. et al. Access to medicines for diabetes treatment in Brazil: evaluation of -health has no price- program. Diabetology & Metabolic Syndrome, v. 8, p. 35, 2016.
Acesse
VII International Workshop in Rational Use of Medicine
IV Worknowledge in Evidence-Informed Policy
I Encontro Integrado de NATS/REBRATS NEVs/EVIPNet e Coalizão
Brasileira pelas Evidências
Ao clicar no título, você visualizará a página do evento.
Acesse a página do evento: hhttps://uniso.br/evento/vii-international-workshop-in-rational-of-medicine
Symposium satellite VII International Workshop on Rational Use of Medicine
Round table: Real-world data sources for studying maternal health and
medication use in pregnancy and lactation – successful projects and
challenges for the future
Educational Course: case study on Paroxetine use in pregnancy and the
risk of cardiac defects
Ao clicar no título, você visualizará a página do evento.
Acesse a página do evento: https://uniso.br/evento/symposium-satellite-VII
Studying maternal health and medication use during pregnancy and lactation relies heavily on real-world data sources to provide comprehensive and actionable insights. Successful projects like the National Birth Defects Prevention Study, the Medication Exposure in Pregnancy Risk Evaluation Program, and the Norwegian Mother and Child Cohort Study, the "Birth in Brazil" study and the "Canadian Mother-Child Cohort Active Surveillance Program," which have significantly contributed to our understanding in this area have significantly contributed to our understanding in this area. However, these efforts also face ongoing challenges such as data integration, privacy concerns, and ensuring sustained funding, which must be addressed to enhance future research and outcomes. The idea of this table is to showcase different initiatives evaluating maternal outcomes and the use of medications during pregnancy and the occurrence of malformations. Also present real world data sources for studying maternal health and medication use.
Speakers | Time | Title |
---|---|---|
Dean of the University of Sorocaba
Denise Grotto - Coordinator of PPGCF |
9:00 – 9:20 | Opening cerimony |
Luciane Cruz Lopes
Pharmaceutical Science Graduate Course, University of Sorocaba, Brazil |
9:20 – 9:30 | Introducing the panel explanation of the different topics to be handled |
Anick Bérard
Montreal University, Canada |
9:30 – 9:55 | The importance of large sample size cohorts with real world data to assess safety of medication exposure during pregnancy: An opportunity for international collaboration |
Júlia Souza Vidal
Surveillance Agency – Anvisa, Brazil |
9:55 – 10:20 | Pharmacovigilance in pregnancy |
Luiz Jupiter
Oswaldo Cruz Foundation, Brasilia, Brazil |
10:20 – 10:45 | Are you open or do you have open data? |
Fernando S. Guimarães
Center of Epidemiological Research at the Federal University of Pelotas, Brazil |
10:45- 11:10 | Medication use during pregnancy and lactation: Findings from the Pelotas Birth Cohort studies, Brazil |
Naiá Ortelan
Center for Data and Knowledge Integration for Healthcare- CIDACS |
11:10 – 11:35 | 100 Million Brazilian Cohort and Birth Cohort: Potential for Scientific Evidence Production |
Luciane Cruz Lopes
Pharmaceutical Science Graduate Course, University of Sorocaba, Brazil |
11:35 – 12:00 | Questions and Debate Summary and Concluding Remarks |
Lunch | 12:00- 14:00 | |
Anick Bérard
Montreal University, Canada |
14- 16:00 | Educational course: case study on Paroxetine Use in Pregnancy and the Risk of Cardiac defects |
PhD in Basic and Clinical Pharmacology, Post- Doc in Clinical Epidemiology. She is professor in Pharmaceutical Science Graduate Course, University of Sorocaba and leader of Evidence Center for Policies - SERIEMA (Evidence services for monitoring and evaluation) and leader of LATAM RIG in the International Society of Pharmacoepidemiology. Luciane is member of the Cochrane Musculoskeletal Reviews and Effective Practice and Organisation of Care (EPOC) Group. Also, she is collaborator of McMaster University in many projects and guidelines.
Dre Bérard has cross-training in epidemiology, pharmacoepidemiology, and genetics from McGill University, Harvard Medical School, and Stanford University. She is full professor of perinatal epidemiology at the University of Montreal, Faculty of Pharmacy, and CHU Ste-Justine in Montreal; and adjunct professor at the Faculty of Medicine of the Université Claude Bernard in Lyon, France. Dr Bérard holds a Canada Research Chair Tier 1 on Medications and Pregnancy; and University of Montreal’s Louis-Boivin research chair on « Medications, pregnancy and lactation ». Anick Bérard is also Director of the Research Unit on Medications and Pregnancy at CHU Ste-Justine; Director of the FRQS Réseau Québécois de recherche sur les médicaments; Fellow of the Canadian Academy of Health Science, and of the International Society of Pharmacoepidemiology; and a voting member of the Birth Defects Research Society. Anick Bérard is the principal investigator of the i) pan-canadian CONCEPTION study – COVID-19 and pregnancy (www.etudeCONCEPTIONstudy.ca), ii) Quebec Pregnancy-Child Cohort, iii) Canadian Mother-Child Active Surveillance Initiative (CAMCCO Research/Training/Knowledge Dissemination), iv) AMerican PREGNANcy/Child CohorT (AM-PREGNANT), and v) the IN-uTERO study aiming at identifying women at risk of having children with congenital malformations using causal and machine learning models (FRQS/Health Data Hub initiative, UMontreal and Université Paul Sabatier Toulouse 3). Dr. Bérard has published over 500 scientific papers, abstracts and patents, and has obtained over 37 million dollars in funding from CIHR, CFI, and FRQS as principal investigator. She recently received a Most Distinguished Scientist Award from the International Teratology Society for her work on antidepressants, maternal depression, and pregnancy; and a research career award from the Association of Faculties of Pharmacy of Canada.
Júlia Vidal is a Pharmacist (Catholic University of Brasília, 2010) and master in Public Health (University of Brasília, 2014). She has experience in the fields of drug information, health technology assessment, public health policies and pharmacovigilance. She is currently Health Regulation Expert at Anvisa's Pharmacovigilance Office.
MSc Luiz Júpiter has a degree in Computer Science from the Catholic University of Brasília - DF, a specialization in Corporate IT Governance from the Federal University of Lavras - MG, a master's degree in Public Health Policies from the Fiocruz School of Government - DF and a doctorate in Computational Systems Modeling from the Federal University of Tocantins - TO. He has worked in Information Technology since the 1980s, teaching, developing and executing projects in the area. Throughout his career, he has specialized in data structuring and databases, software engineering and, more recently, in the last 5 years, in research in the area of health data analysis to aid decision-making in public health. He is a professor at FIOCRUZ's School of Government. He was part of the Database team at DATASUS/MS from 2000 to 2010 and at DEMAS/MS in 2019/2020 where he: improved processes, analyzed and re-analyzed the data models of many Ministry of Health systems, in addition to implementing the Ministry of Health's Corporate Data Model; implemented and implemented the Data and Information Quality area in the Data Strategy team at DATASUS/MS; and in 2019/2020 served as Open Data Coordinator at DEMAS/MS. Its research activities include: Use of databases for Pharmacoepidemiology and Health Surveillance and Management studies; Patient trajectory studies - focused on economics, care in electronic medical records and health systems; Computational Systems Modeling - in the application of AI algorithms and machine learning used to simulate and study complex systems using mathematics, physics and computer science to track infectious diseases in populations, identify the most effective interventions and monitor and adjust interventions to reduce the spread of diseases.
He is a postdoctoral research scientist in the Center of Epidemiological Research at the Federal University of Pelotas. After graduating in pharmaceutical sciences from the Federal University of Pelotas, he completed his Master’s in Science and Ph.D. degrees in epidemiology from the same institution in 2019 and 2022. Fernando has experience as a scientific journal referee and external consultancy for Brazilian NGOs. His research focuses on pharmacoepidemiology, with particular interest in understanding health inequalities related to antibacterial use during pregnancy. Since 2017, he has been involved in the 2015 Pelotas Birth Cohort study, handling large databases.
Nutritionist graduated from the Federal University of Ouro Preto (UFOP). Master (Epidemiology) and PhD (Public Health Nutrition) from the Faculty of Public Health of USP (FSP/USP). She is a researcher at the Center for Data and Knowledge Integration for Health (CIDACS / FIOCRUZ-BA). At CIDACS, she works on projects evaluating public policies' impact and birth-related outcomes. In particular, she is part of the Cidacs APS team. This group aims to evaluate the effect of primary health care on child mortality in Brazil, using data from the 100 million Brazilians in the cohort (a project funded by the Bill Melinda Gates Foundation). Furthermore, it collaborates with two projects: "Assessment of Childcare Care Models in Basic Health Units of Primary Health Care in Brazil" (in progress), financed by CNPq and "Identification of Vulnerability to Maternal Death for the Implementation of Policies Public Institutions" (recently started), funded by INOVA Fiocruz. Areas of interest: Social Epidemiology, Maternal and Child Nutrition (Promotion of Breastfeeding and Healthy Complementary Food, prematurity, low birth weight, mortality in children under 5 years of age), Assessment of the impact of public policies on birth-related outcomes, Primary Care the health
Symposium satellite VII International Workshop on Rational Use of Medicine & IV Worknowledge in Evidence-Informed Policy
Ao clicar no título, você visualizará a página do evento.
Acesse a página do evento: https://uniso.br/evento/symposium-satellite-VII-IV-Worknowledge
VI INTERNATIONAL WORKSHOP ON RATIONAL USE OF MEDICINES
Ao clicar no título, você visualizará a página do evento.
Acesse a página do evento: https://www.uniso.br/evento/vi-rum
V International Workshop on Rational Use of Medicines, III Worknowledge of Evidence-Informed Policy, III Symposium ISPE Brazint Rig, and I Symposium of ISPE Brazilian Student Chapters
O evento ocorreu entre os dias 01 e 05 de março de 2021, na Universidade de Sorocaba. Ao clicar no título, você visualizará a página do evento.
Acesse a página do evento: https://seriema-nats.com.br/evento-online
Oficina de sensibilização e priorização do problema: Como melhorar a adesão (aceitabilidade e cumprimento) da população em geral às medidas não farmacológicas ou comunitárias de prevenção e controle da covid-19 e outras síndromes respiratórias agudas graves: síntese de evidências para política
O evento ocorreu no dia 01 de dezembro de 2020, no formato online. Contou com a participação de 16 stakeholders, entre eles: tomadores de decisão/gestores, pesquisadores, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil. Os principais objetivos dessa oficina foram: definir e descrever o real problema da não aderência às medidas comunitárias, tais como uso de máscaras, distanciamento social, quarentena e higienização das mãos, por parte da população em geral; caracterizar e delimitar a magnitude e as causas do problema e; familiarizar-se com o uso de evidência para esclarecer o problema.
IV International Workshop in Rational Use of Medicine and II Worknowledge in Evidence-Informed Policy: GRADE Evidence to Decision frameworks to implementation Science”
O evento ocorreu nos dias 17-19 de junho de 2019, na Universidade de Sorocaba. Ao clicar no título, você visualizará a página do evento.
Acesse a página do evento: http://unisos.uniso.br/hs/evento-internacional-ppgcf/
Diálago deliberativo: Ações e Estratégias para o Acompanhamento de Pacientes com Transtornos Mentais Desinstitucionalizados na Área de Abrangência do Departamento Regional de Saúde-XVI, São Paulo
O Diálogo Deliberativo que ocorreu no dia 26 de julho de 2018 na Universidade de Sorocaba, contou com a participação de 24 stakeholders: formuladores de políticas públicas, pesquisadores, profissionais da saúde da área de saúde mental, representantes da sociedade civil, da luta antimanicomial de Sorocaba e da defensoria pública do Estado de São Paulo. Teve como principal objetivo discutir e validar a síntese de evidências de acordo com as opções para políticas identificadas na literatura. O Diálogo garantiu uma discussão exaustiva sobre o tema, de acordo com diferentes perspectivas e experiências dos participantes, sem a busca de consenso. O engajamento entre os stakeholders, os achados e contribuições obtidas no Diálogo podem ajudar a diminuir a lacuna existente entre pesquisa e tomada de decisão e ainda, influenciar na formulação ou revisão de políticas de saúde mental.
III - Oficina em Políticas Informadas por Evidências: “Conhecimento e prática para fortalecer os serviços de saúde”
A oficina ocorreu nos dias 06 e 13 de junho de 2017, na Universidade de
Sorocaba. O evento buscou potencializar ações do grupo Seriema junto aos
municípios; apresentar a Rede para Políticas Informadas por Evidências aos
gestores; promover o desenvolvimento da capacidade de formulação e
implementação de políticas informadas por evidências e contextualização para
a tomada de decisão, por meio do uso das ferramentas SUPPORT; desenvolver
ações e produtos para promoção, inovação e disseminação do conhecimento
científico e de tecnologias que subsidiem políticas informadas por
evidências, visando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde no âmbito da
assistência e cuidados aos pacientes com transtornos mentais
desinstitucionalizados.
A oficina integrou mais de 40 gestores e
profissionais das secretarias municipais de saúde de Sorocaba e região. As
oficinas foram organizadas pela Secretaria Executiva da EVIPNet Brasil por
meio da CGGC/Decit/SCTIE/SP, em parceria com o grupo Seriema.
IV - Oficina em Políticas Informadas por Evidências: “Conhecimento e prática para fortalecer os serviços de saúde”
Esta oficina ocorreu nos dias 02 e 09 de agosto de 2017, na Universidade de Sorocaba. O evento visou aumentar a percepção dos profissionais do serviço sobre a importância da adoção de métodos sistemáticos e transparentes para incorporar o conhecimento científico como subsídio da tomada de decisão no âmbito de programas, sistemas e serviços de saúde, visando especificamente à efetividade da assistência e dos cuidados aos pacientes com transtornos mentais desinstitucionalizados.
I - Oficina: “Ferramentas SUPPORT para Políticas Informadas por Evidências”
O evento ocorreu em 04 e 05 de julho de 2016, na Universidade de Sorocaba.
II - Oficina em Políticas Informadas por Evidências: “Conhecimento e prática para fortalecer os serviços de saúde”
O evento ocorreu em 10 de outubro de 2016, na Universidade de Sorocaba. Contou com a participação de 34 gestores e pesquisadores da Fiocruz/Brasilia, Ministério da Saúde, Unicamp e Instituto de Saúde – SES/SP e do COSEMS/SP. Estiveram presentes no evento o professor Eddy Land, da Cumming School of Medicine, University of Calgary, bem como registramos a presença de prefeitos da região, secretários de saúde e profissionais da saúde, além dos estudantes de graduação e de pós-graduação das seguintes cidades do Estado de São Paulo: Araraquara, Boituva, Campinas, Franco da Rocha, Indaiatuba, Itaoca, Quadra, São Paulo, São Roque e Sorocaba.
Utilizar acciones intersectoriales para colaborar en salud
Assista clicando aqui
Saiba mais clicando aqui
Global experts meet in Milan to unite the global evidence ecosystem for health
decision-making
Saiba mais clicando aqui