Equipamentos Multiusuários

Os equipamentos multiusuários poderão atender à comunidade interna e externa. As equipes técnico-científicas serão responsáveis pela análise das solicitações e definição do cronograma de utilização dos equipamentos. O serviço de agendamento poderá ser feito via correspondência eletrônica para a equipe técnico-científica responsável.
Toda solicitação deverá conter:

  1. a. o nome do pesquisador responsável pelo projeto;
  2. b. a instituição a qual o projeto de pesquisa está vinculado;
  3. c. um resumo do projeto de pesquisa, com descrição da necessidade de utilização do equipamento;
  4. d. se o pesquisador ou grupo de pesquisa possui vínculo/convênio/acordo de cooperação com a Uniso.

A Uniso poderá cobrar do solicitante os custos relacionados aos insumos e às horas disponibilizadas pela equipe técnico-científica para realização dos experimentos e análise dos resultados.

 

Equipamentos disponíveis

Tomógrafo computadorizado (ProcessoFapesp nº 2012/15651-4)
O Tomógrafo Computadorizado está instalado no Laboratório de Física Nuclear Aplicada da Uniso – LAFINAU. Fabricado pela empresa BrukermicroCT, modelo SkyScan 1174, este equipamento opera com uma fonte de raios-X de voltagem ajustável entre 20 KV e 50 KV e corrente máxima de 100 µA. Possui detector plano de 1.3 megapixel, com resolução espacial mínima de 6 µm. O equipamento pode trabalhar com amostras sólidas ou líquidas; nestas últimas, a amostra precisa ser acondicionada em recipiente hermeticamente fechado. Por ser equipamento que opera com uma fonte de raios-X com voltagem máxima de 50 KV, é indicado para análises de objetos de dimensões reduzidas e de constituição química com baixos números atômicos, ou seja, que contenha elementos químicos com número atômico abaixo do elemento Ferro (Z=26). A visualização e análise das imagens tomográficas podem ser feitas usando-se softwares comerciais ou aqueles fornecidos pela empresa BrukermicroCT, como os de visualização, denominados CTVox e CTVol, e o de análise morfométrica denominado CTAN.
Equipe técnico-científica: Prof. Dr. José Martins de Oliveira Junior (coordenador); Prof. Dr. Marco Vinicius Chaud; Profa. Dra. Marta Maria Carvalho Vila; Ma. Valéria de Campos Orsi (técnica de laboratório ).

 

Fluído supercrítico (Processo Fapesp nº 2012/01333-0)
O equipamento de Fluído Supercrítico está instalado no LaBNUS. O equipamento da marca Waters-Thars, modelo Superparticle Systems, opera tanto no sistema SAS como RESS.
Equipe técnico-científica: Prof. Dr. Marco Vinícius Chaud (coordenador);  Profa. Ma. Walquiria Miwa Hanay Yoshida.

 

Texturômetro (Processo Fapesp nº2011/21219-5)
O equipamento da marca Stable Micro System, modelo TAXT-PLUS, acoplado a uma unidade PeltierControl está instalado no LaBNUS . O aparelho é aplicado para análise de resistência mecânica de diferentes tipos de materiais. Equipamento versátil com acessórios disponíveis para medidas de elongação, relaxação, resiliência, perfuração, mucoadesão, entre outros, com capacidade limite de carga de 5,0 Kg.
Equipe técnico-científica: Prof. Dr. Marco Vinicius Chaud; Profa. Dra. Marta Maria Carvalho Vila; Prof. Dr. Victor M. Figueiredo Balcão.

 

Calorímetro (DSC) (Processo Fapesp nº2012/01333-0)
O equipamento da marca Shimadzu, modelo TA 50, está instalado no LaBNUS, e é aplicado para análise calorimétrica.
Equipe técnico-científica: Prof. Dr. Marco Vinícius Chaud (coordenador);  Profa. Ma. Walquiria Miwa Hanay Yoshida.

 

Viscosímetro (Processo Fapesp nº2011/21219-5)
Viscosímetro digital da marca Brookfield, modelo HDV Prime, com adaptador para análise de pequenas amostras (11mL). A temperatura é controlada por banho de água circulante, possibilitando inversão rápida da temperatura do sistema.
Equipe técnico-científica: Prof. Dr. Marco Vinicius Chaud; Profa. Dra. Marta Maria Carvalho Vila; Prof. Dr. Victor M. Figueiredo Balcão.

 

Misturadeira, Malaxadeira para preparação de sólidos e semissólidos, Granuladeira, Compactadora rotativa de 10 estações, Envasadora para pomadas, cremes e géis (Processo FINEP nº 01.13.0286.000)

Estufa de ar circulante, Determinador de umidade (Edital CAPES- Pró-Equipamentos IES Comunitárias051/2012)
Esses equipamentos estão alocados no Laboratório de Desenvolvimento e Produção de Fórmulas Farmacêuticas Sólidas e Plásticas, para desenvolvimento em escala piloto. As formulações de comprimidos podem ser testadas em punções planos ou côncavos, com diâmetros entre 8 e 12 mm
Equipe técnico-científica: Prof. Dr. Marco Vinicius Chaud; Profa. Dra. Marta Maria Carvalho Vila; Prof. Dr. Victor M. Figueiredo Balcão.